Obras
El fin de la Historia [O fim da História]
installation
![El fin de la Historia [O fim da História]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3916_w840.jpg)
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Data
2019
Técnica
Enciclopédia fragmentada e vidro serigrafado
Dimensões
Dimensões variáveis: 38 x 28 cm (30x)
Profundamente influenciado por questões relacionadas com a história social e política, Eugenio Merino questiona igualmente a recente evolução da economia capitalista para um sistema imperialista altamente sofisticado que, como ele diz, adquiriu o poder de engolir tudo incluindo o mundo da arte, a indústria cultural e o conhecimento em geral.
A instalação, - El Fin de la Historia
, apresenta trinta caixas de madeira com vidros serigrafados na frente. Cada unidade, com as letras douradas serigrafadas a ouro num retângulo vermelho escuro, corresponde a cada um dos trinta volumes da Enciclopédia e contém o seu respetivo volume triturado.
O ato de despojamento, enquadramento e exibição do corpus emblemático de livros em pedaços é simultaneamente provocador e carregado de significados. A instalação desencadeia uma profunda reflexão sobre questões complexas, tais como a destruição brutal e expressa de séculos de conhecimento histórico e científico rigoroso e a eliminação instantânea de capítulos inteiros da história e sabedoria humanas. Um fenómeno contemporâneo que aumenta inexoravelmente o esquecimento e a ignorância do passado. De facto, a redução física de toda uma Enciclopédia a pequenas pilhas de restos emoldurados como cinzas, resultando numa associação marcante das unidades com urnas funerárias, traz explicitamente a ideia de uma - tabula rasa
da cultura humanista clássica. Assim, evoca indiretamente a apropriação efetuada pelo mundo digital com a generalização de conteúdos superficiais, duvidosos e de orientação ideológica com origem em fontes desconhecidas. Deste modo, apesar da sua falsa aparência de simplicidade silenciosa e leveza como eco vivo da Pop Art americana, a instalação de Merino esconde uma realidade violenta e dramática.
Katherine Sirois
A instalação, - El Fin de la Historia
, apresenta trinta caixas de madeira com vidros serigrafados na frente. Cada unidade, com as letras douradas serigrafadas a ouro num retângulo vermelho escuro, corresponde a cada um dos trinta volumes da Enciclopédia e contém o seu respetivo volume triturado.
O ato de despojamento, enquadramento e exibição do corpus emblemático de livros em pedaços é simultaneamente provocador e carregado de significados. A instalação desencadeia uma profunda reflexão sobre questões complexas, tais como a destruição brutal e expressa de séculos de conhecimento histórico e científico rigoroso e a eliminação instantânea de capítulos inteiros da história e sabedoria humanas. Um fenómeno contemporâneo que aumenta inexoravelmente o esquecimento e a ignorância do passado. De facto, a redução física de toda uma Enciclopédia a pequenas pilhas de restos emoldurados como cinzas, resultando numa associação marcante das unidades com urnas funerárias, traz explicitamente a ideia de uma - tabula rasa
da cultura humanista clássica. Assim, evoca indiretamente a apropriação efetuada pelo mundo digital com a generalização de conteúdos superficiais, duvidosos e de orientação ideológica com origem em fontes desconhecidas. Deste modo, apesar da sua falsa aparência de simplicidade silenciosa e leveza como eco vivo da Pop Art americana, a instalação de Merino esconde uma realidade violenta e dramática.
Katherine Sirois