Obras

IV-BR-2

painting
IV-BR-2
IV-BR-2
© MACAM
Data

1976

Técnica

Acrílico, pastel de óleo e lápis de cera sobre tela

Dimensões

195 x 130 cm

A introdução da cor e o jogo de variações e densidades tonais é inconfundível e representativo da obra de António Sena a partir os anos 70. O vermelho escarlate domina toda a pintura 1V-BR-2 ainda que com algumas zonas de oscilação entre claro e escuro, em que a própria temperatura dos tons confere um dinamismo e uma surpreendente profundidade pictórica. A superfície é interrompida por rasgos de luz no cruzamento e sobreposição do acrílico, pastel de óleo e lápis de cera que trazem à tona uma composição listada de riscos, barras verticais e horizontais que se estruturam e complexificam com o que parecem ser letras, números e palavras.
A densidade de elementos desafia e intriga o espectador pelo esforço de lhe encontrar uma leitura possível. O grafismo inscreve-se em palavras que não se permitem ler, apresentando-se interrompidas, dispersas e rasuradas, tornando-se em algo que só pode ser imaginado.
Deste modo, é admirável a manifestação da escrita como gesto e extensão expressiva do movimento irregular da mão e o valor subjetivo adjacente à intenção ou ao eventual impulso criador. Como marca ou traço emocional encerra um código particular de carácter diacrónico ao mesmo tempo que se estende e ecoa na perceção de cada um.

Carolina Quintela

Obras

(1)

A carregar

  • JT3
    JT3

    António Sena