Noses & Ears, Etc.: Spears and Two Torsos (With Noses) [Narizes & Orelhas, Etc.: Lanças e Dois Torsos (Com Narizes)]
photography
![Noses & Ears, Etc.: Spears and Two Torsos (With Noses) [Narizes & Orelhas, Etc .: Lanças e Dois Torsos (Com Narizes)]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3071_w840.jpg)
![Noses & Ears, Etc.: Spears and Two Torsos (With Noses) [Narizes & Orelhas, Etc .: Lanças e Dois Torsos (Com Narizes)]](https://cms.macam.pt/storage/uploads/thumbs/inarte-work-3071_w840.jpg)
2006
Imagem tridimensional, impressão fotográfica digital de arquivo com tinta acrílica
109,7 x 165,2 cm
John Baldessari (1931-2020) é frequentemente reconhecido como um dos artistas norte-americanos mais influentes na segunda metade do século XX. A par da sua carreira académica (profissão, aliás, que exerceu até ao início dos anos 2000 em várias instituições californianas), existe na sua prática artística um constante revisitar e desequilibrar da História da Arte—nomeadamente no que respeita o contraste exercido sobre um entendimento aguçadamente crítico da tradição europeia a par de uma nova linguagem conceptual norte-americana. Renegando aquela que havia sido uma obra determinada pela sua predisposição para a pintura (objeto de incineração pela parte do artista), Baldessari inicia, no começo da década de 1970, um novo modo de trabalho que viria a ser caracterizado pelo recurso à imagem fotográfica. Recolhendo e catalogando referências muito particulares à estética norte-americana, imagens de natureza publicitária e cinematográfica começam a incorporar um vasto arquivo visual que viria a ser utilizado pelo artista enquanto superfície de manipulação. Por vezes textuais, por vezes pictóricas (muitas vezes ambas), estas intervenções constituem o surgimento vertiginoso de uma linguagem autoral evidentemente permeada por uma patina muito particular de ironia e provocação semiótica. Movida pelo fascínio da desconstrução da perceção convencional dos planos de uma imagem, bem como da superfície que a sustenta, a série Noses & Ears, Etc. apresenta-se como um resultado natural de um trabalho que sempre procurou potenciar a relação interna entre a pintura, a fotografia e a escultura (sendo as obras caracterizadas pela sua simultânea inscrição pictórica e escultórica sobre a superfície fotográfica). Relembrando um dos motes mais incónicos no seu trabalho—a relevância conceptual das escolhas de omissão e desvelamento—o artista designa aos rostos ou, mais especificamente, aos rostos subtraídos de elementos retratuais, o lugar de estranha familiaridade tão característica na sua obra. Ao permitir o isolamento de narizes e orelhas nestas imagens, Baldessari anula e subverte os detalhes das feições humanas que, segundo um consenso histórico, são privilegiados pela sua capacidade de isolamento (bocas e olhos, i.e. em Man Ray, Odilon Redon ou Luís Buñuel), reduzindo violentamente a capacidade de identificação do referente.
Eva Mendes
