Obras

Vanitas Series: Bird, Pomegranate / Cool (Short Depth of Field) Bubbles / Bird, Bowling Ball (Warm) [Série Vanitas: Pássaro, Romã / Frio (profundidade de campo curta) Bolhas / Pássaro, Bola de Bowling (Quente)]

photography
Vanitas Series: Bird, Pomegranate / Cool (Short Depth of Field) Bubbles / Bird, Bowling Ball (Warm) [Série Vanitas: Pássaro, Romã / Frio (profundidade
Vanitas Series: Bird, Pomegranate / Cool (Short Depth of Field) Bubbles / Bird, Bowling Ball (Warm) [Série Vanitas: Pássaro, Romã / Frio (profundidade
© MACAM
Data

1981

Técnica

Duas impressões em gelatina de prata e uma impressão cromogénea montadas sobre cartão

Dimensões

77 x 230,5 cm (tríptico - 77 x 77; 77 x 76,5; 77 x 77 cm)

John Baldessari (National City, 1931, Los Angeles 2020) é um dos mais influentes artistas norte-americanos da segunda metade do século XX. Com uma longa carreira como professor, sobretudo na CAL Arts, em Valencia, California e posteriormente na UCLA, em Los Angeles, construiu pontes entre a cultura europeia e a cultura visual vernacular norte-americana que foram essenciais para um largo conjunto de artistas para quem o seu uso da fotografia abriu novos campos de relação entre arte e imagem.

A utilização da fotografia com texto, quer produzida pelo próprio quando ainda residia em National City, perto de S. Diego, quer apropriada a quaisquer fontes - nomeadamente o cinema, de que constituiu um arquivo imenso de imagens residuais de - plateau
-, constituiu um recurso de aproximação ao real e de progressivo afastamento em relação à prática da pintura com que o seu trabalho iniciou na década de 1950. Aliando uma extensa cultura a uma fina ironia - e mesmo um sentido de humor derrisório -, Baldessari construiu uma obra na qual as referências eruditas são sempre minadas por descrições textuais inscritas nas obras ou nos títulos que as remetem para âmbitos e contextos divergentes, por vezes contraditórios, outras vezes quase tautológicos. A «- Vanitas Series
», a que esta obra pertence, foi realizada em 1981 e ocupa um lugar singular no percurso de John Baldessari, tendo sido objeto de uma exposição na Stampa, em Basileia, em 1983. Recorrendo a uma tipologia histórica da pintura de género em voga nos Paises Baixos entre o final do século XVI e meados do século seguinte - a - Vanitas
constituiu um sub-género da natureza morta centrada na chamada de atenção para a precariedade e transitoriedade da vida -, Baldessari recorre às mesmas tipologias visuais, como as caveiras, os frutos, as bolas de sabão e os livros, típicos do género tão importante no ambiente calvinista. A sua versão, no entanto, inclui algumas substituições irónicas: as velas apagadas da tradição holandesa são substituídas por uma lanterna de pilhas e uma escova de dentes surge inopinada, resto escatológico da mais prosaica impermanência.

Realizada num momento de grande alteração pessoal e afetiva, a - Vanitas Series
é um vórtice na obra de Baldessari, um lugar onde o sombrio da morte encontra a pequena ironia do quotidiano.



Delfim Sardo

Obras

(1)

A carregar

  • Noses & Ears, Etc.: Spears and Two Torsos (With Noses) [Narizes & Orelhas, Etc .: Lanças e Dois Torsos (Com Narizes)]
    Noses & Ears, Etc.: Spears and Two Torsos (With Noses) [Narizes & Orelhas, Etc .: Lanças e Dois Torsos (Com Narizes)]

    John Baldessari