Obras
Nuvem de Superfície Variável
sculpture


Data
1971
Técnica
Alumínio pintado, programador aleatório e motor
Dimensões
94 x 99,5 x 19,5 cm (nuvem); 20 x 17,8 x 14 cm (motor)
Entre os anos de 1966 e 1967 surgem os primeiros - Modelos Reduzidos
de René Bertholo, objetos escultóricos mecânicos que formalmente se assemelham a vários dos símbolos figurativos presentes na sua pintura e que se animam em movimentos subtis e prolongados. - Nuvem de Superfície Variável
, de 1971, pertencente a esse conjunto de objetos cinéticos, assemelha-se formalmente à representação imagética de uma nuvem e simula o seu movimento incerto, das suas camadas e superposições assim como dos seus contornos mutáveis. Muito simplificadas no seu desenho, as formas são recordadas em metal e posteriormente pintadas de branco, plano e brilhante, e do conjunto da instalação da obra faz também parte o motor que as impulsiona, que fica de acesso visível ao espectador. O incrível mecanismo usado na escultura, um programador de aleatoriedade absolutamente inovador na arte moderna portuguesa, ativa a deslocação do objeto a partir da ação de uma esfera que, ao circular no interior de um cilindro metálico e em rotação, prime um dos dispositivos eletrónicos que ordenam a moção das placas metálicas brancas, referentes às diversas camadas da nuvem. Assim, a sua deslocação contínua e lenta, apresenta uma ação de carácter lúdico e de cariz potencialmente onírico, associado à imaginação e ao etéreo. O espectador assiste ao desenrolar da operação no tempo, ao aleatório do movimento e, deste modo, - Nuvem de Superfície Variável
revela e expõe as noções de acaso e de automatismo, numa sugestão de um movimento perpétuo, remetendo para o conceito de entropia, que se relaciona com a tentativa de construção de máquinas passiveis de funcionar eternamente.
Na sequência do desenvolvimento destas experiências de movimento, Bertholo parte para a cidade de Berlim em 1972, onde durante um ano se dedica aos estudos de eletrónica aplicada à arte, na - Deutscher Akademischer Austauschdienst
.
Carolina Quintela
de René Bertholo, objetos escultóricos mecânicos que formalmente se assemelham a vários dos símbolos figurativos presentes na sua pintura e que se animam em movimentos subtis e prolongados. - Nuvem de Superfície Variável
, de 1971, pertencente a esse conjunto de objetos cinéticos, assemelha-se formalmente à representação imagética de uma nuvem e simula o seu movimento incerto, das suas camadas e superposições assim como dos seus contornos mutáveis. Muito simplificadas no seu desenho, as formas são recordadas em metal e posteriormente pintadas de branco, plano e brilhante, e do conjunto da instalação da obra faz também parte o motor que as impulsiona, que fica de acesso visível ao espectador. O incrível mecanismo usado na escultura, um programador de aleatoriedade absolutamente inovador na arte moderna portuguesa, ativa a deslocação do objeto a partir da ação de uma esfera que, ao circular no interior de um cilindro metálico e em rotação, prime um dos dispositivos eletrónicos que ordenam a moção das placas metálicas brancas, referentes às diversas camadas da nuvem. Assim, a sua deslocação contínua e lenta, apresenta uma ação de carácter lúdico e de cariz potencialmente onírico, associado à imaginação e ao etéreo. O espectador assiste ao desenrolar da operação no tempo, ao aleatório do movimento e, deste modo, - Nuvem de Superfície Variável
revela e expõe as noções de acaso e de automatismo, numa sugestão de um movimento perpétuo, remetendo para o conceito de entropia, que se relaciona com a tentativa de construção de máquinas passiveis de funcionar eternamente.
Na sequência do desenvolvimento destas experiências de movimento, Bertholo parte para a cidade de Berlim em 1972, onde durante um ano se dedica aos estudos de eletrónica aplicada à arte, na - Deutscher Akademischer Austauschdienst
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Carolina Quintela