Obras
O desenho da menina a fugir do seu suporte
video


Data
2014
Técnica
Vídeo, 16:9, loop, 2'52''; 3'42''; 2'10'' (3 projeções)
Dimensões
250 x 630 x 770 cm
Em 2014, Ana Vieira realizou a sua última exposição individual - Inquietação
na Galeria Graça Brandão, em Lisboa, onde apresentou um conjunto de quatro obras que se relacionavam com a crise política e económica vivida à época. Cadeiras vazias dispostas como uma sala de espera, fotografias intervencionadas representando movéis esventrados e o vídeo de uma menina a correr ininterruptamente, expressavam um estado de desassossego e de inquietação perante esta crise.
- O desenho da menina a fugir do seu suporte
, obra originalmente pensada para ocupar um dos pisos da galeria, é composta por três projeções vídeo, sem som e em loop. A figura de uma menina adolescente em tamanho real, desenhada a lápis pela artista, de forma simples e estilizada, quase infantil, é projetada em três paredes brancas, lembrando as séries do homem a correr nas provas fotográficas de Muybridge, uma referência no processo criativo desta obra.
O movimento desta figura vai deixando para trás uma sequência de múltiplas figuras, interrompidas por elementos arquitetónicos que as obriga a entrar e sair do espaço. Este contínuo de meninas em fuga reflete o desejo de evasão a uma realidade em crise, que segundo a artista “sem saída à vista, [...] nos deixa pouco espaço para podermos ser pessoas inteiras”, criando no espectador um sentimento de desassossego e uma vontade de nos juntarmos a esta personagem na sua corrida.
Sofia Gomes
na Galeria Graça Brandão, em Lisboa, onde apresentou um conjunto de quatro obras que se relacionavam com a crise política e económica vivida à época. Cadeiras vazias dispostas como uma sala de espera, fotografias intervencionadas representando movéis esventrados e o vídeo de uma menina a correr ininterruptamente, expressavam um estado de desassossego e de inquietação perante esta crise.
- O desenho da menina a fugir do seu suporte
, obra originalmente pensada para ocupar um dos pisos da galeria, é composta por três projeções vídeo, sem som e em loop. A figura de uma menina adolescente em tamanho real, desenhada a lápis pela artista, de forma simples e estilizada, quase infantil, é projetada em três paredes brancas, lembrando as séries do homem a correr nas provas fotográficas de Muybridge, uma referência no processo criativo desta obra.
O movimento desta figura vai deixando para trás uma sequência de múltiplas figuras, interrompidas por elementos arquitetónicos que as obriga a entrar e sair do espaço. Este contínuo de meninas em fuga reflete o desejo de evasão a uma realidade em crise, que segundo a artista “sem saída à vista, [...] nos deixa pouco espaço para podermos ser pessoas inteiras”, criando no espectador um sentimento de desassossego e uma vontade de nos juntarmos a esta personagem na sua corrida.
Sofia Gomes