Obras

Sem título

painting
Sem título
Sem título
© MACAM
Data

1989

Técnica

Acrílico sobre tela

Dimensões

41 x 43 cm

Artista autodidata nascido no Minho em 1944, desenha e pinta desde a infância, expondo pela primeira vez em 1972 na Galeria São Mamede, em Lisboa. Na década de 1960 conhece personalidades do surrealismo português como Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas, encontrando assim o enquadramento estético da sua produção artística. A partir de 1973 integra o grupo internacional Phases, expondo a partir de então em várias cidades mundiais.

Na obra de 1989, que tal como tantas outras permanece - Sem Título
para que a mesma não possa ser condicionada por uma leitura ou traduzível numa linguagem que lhe parece sempre desadequada, observamos uma das suas paisagens desabitadas, as quais, como afirma Perfecto Cuadrado, são “paisagens mais de ausências do que de presenças”.

Com a sua característica economia cromática — aqui restrita a uma gama de cinzas, ocres e azuis em perfeita harmonia —, Perez oferece-nos o perfil ondulante de uma das suas oníricas arquiteturas sobre um céu noturno. A ondulação das superfícies, o ângulo em que apresenta o edifício avançando para primeiro plano, os vãos vazios que lhe recorta e as duas “chaminés” que imagina a encimá-lo animam a composição. Das formas verticais semelhantes a chaminés ou torres saem nuvens de fumo petrificadas, representadas na mesma materialidade dos muros e de uma forma esférica que poderíamos associar a uma lua. Edifícios e astros comungam de uma mesma materialidade, como se de sonhos petrificados ou surpreendidos num tempo suspenso se tratassem.



Luísa Cardoso

Obras

(2)

A carregar

  • Sem título
    Sem título

    Raúl Perez

  • Sem título
    Sem título

    Raúl Perez