Obras

Sem título (da série «It's not dark yet, but it's getting there»)

other
Sem título (da série «It's not dark yet, but it's getting there»)
Sem título (da série «It's not dark yet, but it's getting there»)
© MACAM
Data

2003

Técnica

Tinta da China sobre papel esquisso

Dimensões

162 x 212 cm

- Its not dark yet, but it's getting there
, título homónimo a uma música de Bob Dylan, é uma série composta por três imagens, das quais duas integram a colecção MACAM. Realizados em 2003, ano prolífico em que Adriana Molder conclui também as séries - Carlota
, - Copycat
e - Alien Burglar
, estes trabalhos transportam-nos para o início da pesquisa que Adriana Molder tem vindo a desenvolver no âmbito da figuração, onde o - rosto
ocupa o lugar central.

Evocando imagens cinematográficas, fonte a que recorre regularmente como ponto de partida, estas representações de outras representações autonomizam-se no invulgar processo de reprodução que caracteriza o trabalho da artista, concretizado livremente sem estudo ou projecção sobre o suporte.

Mantendo referências aos planos cinematográficos - subtilmente picado frontal e contrapicado lateral - e privilegiando a aproximação do rosto como ponto de destaque - - close-up
- Adriana Molder estabelece relação com o cinema mudo através da composição a preto e branco. Essa relação é reforçada pelo olhar das personagens femininas, lembrando a acentuada expressividade das - Divas
mudas, e como elemento descritivo, assume uma componente narrativa que o espectador encontra em suspenso. Reforçando uma dimensão de memória e passado, o recurso ao preto e branco, entre a escuridão e a luz, opera em variações tonais que são potenciadas pela técnica do desenho a tinta-da-china. O suporte ondulante e translúcido, obtido a partir de quatro folhas de esquisso agrupadas, confere uma escala monumental ao trabalho. O uso da mancha diluída ou opaca, contraria a linearidade do desenho e garante expressividade, destabilizando, na aparente subversão da técnica e do suporte, noções convencionais de desenho e pintura.

Imagens aquosas, desfocadas e sombrias, articulam ecos de terror e romantismo, atestando ainda a admiração que a artista tem pela pintura de Edvard Munch, Egon Schiele, Odilon Redon e pelo cinema expressionista germânico.



Rita Salgueiro

Obras

(1)

A carregar

  • Sem título (da série «It's not dark yet, but it's getting there»)
    Sem título (da série «It's not dark yet, but it's getting there»)

    Adriana Molder