Rosângela Rennó (Belo Horizonte, 1962) vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formou-se em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e em artes plásticas pela Escola Guignard, Belo Horizonte (1987). Em 1997, obteve um doutoramento em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. As suas primeiras obras, no final dos anos 1980, foram realizadas a partir de fotografias de álbuns de família. Praticamente toda a sua obra se apoia na apropriação de imagens e textos, sobretudo fotografias, negativos ou fotogramas de filmes encontrados em feiras de antiguidades, jornais, arquivos oficiais. Foi uma das primeiras artistas brasileiras a progressivamente explorar a fotografia em instalações e objetos, ultrapassando a bidimensionalidade da imagem. Por vezes, recorre ao texto de modo a convocar a projeção de uma imagem ausente. As suas fotografias, vídeos, livros, instalações e objetos tecem reflexões judiciosas acerca da natureza da imagem, da memória, do arquivo. Pelo cruzamento que opera entre esfera privada e esfera pública, a sua obra dialoga com artistas como Christian Boltanski.
Participou nas Bienais de Joanesburgo (1997), São Paulo (1994, 2010), Veneza (2003) e Istambul (2011); e em exposições como América Latina 1960–2013, Fondation Cartier, Paris e Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil, Wexner Center for the Arts, Ohio (ambas em 2014). Destacam-se as exposições antológicas no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, Rio de Janeiro (2003) e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (2012). Recebeu, entre outros, o Prémio ARCO Electrónico/Media Art'99, o Prémio Mostra Competitiva de Vídeo do 13º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil (2001); o Prémio Mário Pedrosa, Associação Brasileira de Críticos de Arte (2009); em 2013, o Paris Photo Aperture Foundation PhotoBook of the Year Award e o Historical Book Award concedido por Les Rencontres d'Arles. A sua obra integra inúmeras coleções privadas e institucionais, tais como Centre Georges Pompidou, Tate Modern, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Galego de Arte Contemporáneo, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Stedelijk Museum, Museum of Modern Art New York, Museum of Contemporary Art Los Angeles, Guggenheim Museum, Museu de Arte de Brasília, MASP, MAM-SP e MAM-RJ.
CB
Novembro 2020
Participou nas Bienais de Joanesburgo (1997), São Paulo (1994, 2010), Veneza (2003) e Istambul (2011); e em exposições como América Latina 1960–2013, Fondation Cartier, Paris e Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil, Wexner Center for the Arts, Ohio (ambas em 2014). Destacam-se as exposições antológicas no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, Rio de Janeiro (2003) e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (2012). Recebeu, entre outros, o Prémio ARCO Electrónico/Media Art'99, o Prémio Mostra Competitiva de Vídeo do 13º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil (2001); o Prémio Mário Pedrosa, Associação Brasileira de Críticos de Arte (2009); em 2013, o Paris Photo Aperture Foundation PhotoBook of the Year Award e o Historical Book Award concedido por Les Rencontres d'Arles. A sua obra integra inúmeras coleções privadas e institucionais, tais como Centre Georges Pompidou, Tate Modern, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Galego de Arte Contemporáneo, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Stedelijk Museum, Museum of Modern Art New York, Museum of Contemporary Art Los Angeles, Guggenheim Museum, Museu de Arte de Brasília, MASP, MAM-SP e MAM-RJ.
CB
Novembro 2020