Obras
Bonecas de Feira
painting


Data
s.d.
Técnica
Óleo sobre cartão colado sobre tela
Dimensões
41 x 30,5 cm
À semelhança de outros artistas da sua geração, Eduardo Viana foi forçado a abandonar Paris devido ao deflagrar da Grande Guerra, em 1914. No seu regresso a Portugal, manteve contacto com um grupo de pintores interessados na exploração dos valores do modernismo, entre os quais Amadeo de Sousa Cardoso e o casal Sonia e Robert Delaunay, que se fixou em Vila do Conde entre 1915 e 1917. No convívio com este pequeno grupo, o pintor frequenta os mercados regulares e descobre alguma produção artesanal local, nomeadamente o figurado de barro e as bonecas de pano de gosto popular, vendidos nas feiras.
Nesta pintura, Viana capta a atmosfera visual e anímica dos mercados do Minho, através da representação de duas raparigas de trouxa na cabeça, envergando trajes multicolores, e que levam ao colo duas bonecas. É possível identificar um certo jogo entre o título e o tema da pintura, uma vez que a referência às bonecas de feira pode simultaneamente corresponder às figuras femininas que dominam a cena e aos bonecos que elas transportam.
Vislumbram-se nesta pintura influências dos Delaunay, quer em relação ao tema - a ideia da boneca animada remete para os trabalhos de inspiração iconográfica russo-ucraniana de Sonia -, quer em relação a algumas das soluções compositivas: a paleta marcada pelo contraste de cores complementares, ricas e brilhantes, aplicadas em manchas que contribuem para uma certa geometrização e planificação das figuras; o fundo desconstruído, formado por fragmentos coloridos que conferem dinamismo à composição; e a sugestão dos discos órficos tão característicos das experiências simultaneístas, subtilmente referenciados no motivo decorativo da saia amarela.
JB
Nesta pintura, Viana capta a atmosfera visual e anímica dos mercados do Minho, através da representação de duas raparigas de trouxa na cabeça, envergando trajes multicolores, e que levam ao colo duas bonecas. É possível identificar um certo jogo entre o título e o tema da pintura, uma vez que a referência às bonecas de feira pode simultaneamente corresponder às figuras femininas que dominam a cena e aos bonecos que elas transportam.
Vislumbram-se nesta pintura influências dos Delaunay, quer em relação ao tema - a ideia da boneca animada remete para os trabalhos de inspiração iconográfica russo-ucraniana de Sonia -, quer em relação a algumas das soluções compositivas: a paleta marcada pelo contraste de cores complementares, ricas e brilhantes, aplicadas em manchas que contribuem para uma certa geometrização e planificação das figuras; o fundo desconstruído, formado por fragmentos coloridos que conferem dinamismo à composição; e a sugestão dos discos órficos tão característicos das experiências simultaneístas, subtilmente referenciados no motivo decorativo da saia amarela.
JB