Obras

Meninas a ler

painting
Meninas a ler
Meninas a ler
© MACAM
Data

s.d.

Técnica

Óleo sobre tela

Dimensões

100 x 100 cm

No campo das artes plásticas, o período entre-guerras é marcado, por um lado, pela vontade de inovar e apresentar novas propostas estéticas, na senda das vanguardas anteriores; por outro lado, pelo “regresso à ordem” que constituiu uma reação a essas mesmas experiências vanguardistas e à sua matriz internacionalizante. Esse resgate moderno de modelos e linguagens extraídos do classicismo, defendia o gosto por um novo naturalismo e pela reabilitação da tradição e dos valores culturais “nacionais”. Durante a sua estadia em Paris, em 1919-1920, e ao longo de toda a década seguinte, José de Almada Negreiros é confrontado com este “regresso à ordem”, interessando-se particularmente pelo território plástico do neoclassicismo explorado neste período por Pablo Picasso.

Nesta pintura detetam-se reminiscências neoclassicizantes, percetíveis na volumetria maciça das figuras, em que se destaca um expressivo tratamento claro-escuro e a integração de subtis deformações anatómicas que provocam distorções ou alongamentos. A composição é marcada pela estrutura triangular configurada pela mesa e pela posição das figuras, que confere grande estabilidade a todo o conjunto. A paleta, composta por castanhos, vermelhos e amarelos quentes, é animada pela mancha clara definida pelo livro e pela abertura de luz ao centro, pelo rosa luminoso do rosto da mulher da direita, e pelo azul radiante das cortinas que enquadram as duas personagens.

O tema, registo de uma cena quotidiana - duas personagens femininas absortas no ato da leitura, completamente alheadas do observador -, é abordado com alguma sensualidade, transmitida pela tensão entre a figura passiva e mais sombria da esquerda e a postura algo insinuante da mulher ao seu lado, em posição reclinada, e em cujo corpo voluptuoso se destaca a modelação dos seios.



Joana Baião

Obras

(3)

A carregar

  • Diligência no Terreiro do Paço (Estudo para pintura mural para os correios dos Restauradores)
    Diligência no Terreiro do Paço (Estudo para pintura mural para os correios dos Restauradores)

    José de Almada Negreiros

  • Sem título (Pintura decorativa – Alfaiataria Cunha) (A)
    Sem título (Pintura decorativa – Alfaiataria Cunha) (A)

    José de Almada Negreiros

  • Sem título (Pintura decorativa – Alfaiataria Cunha) (B)
    Sem título (Pintura decorativa – Alfaiataria Cunha) (B)

    José de Almada Negreiros