Obras

Num Estilo Conforme à Etiqueta

painting
Num Estilo Conforme à Etiqueta
Num Estilo Conforme à Etiqueta
© MACAM/Vasco Stocker Vilhena
Data

1997

Técnica

Acetato polivinílico, pigmentos e grafite sobre tela de algodão sem preparação

Dimensões

199 x 181 x 2,7 cm

Em 1997, Julião Sarmento representou Portugal na 47ª Bienal de Veneza, com uma exposição intitulada - Casanova, da qual esta pintura fazia parte. Apresentada no Palazzo Vendramin ai Carmini, a exposição dedicada ao libertino Veneziano ocupa um lugar particularmente importante no percurso de Sarmento.Situando-se na continuação de uma série de trabalhos que dialogam com figuras do imaginário libertino, como o ficcional - D. Juan de Lord Byron, Sacher Masoch ou o Marquês de Sade - tinha realizado, dois anos antes, ilustrações para - Justine et Juliette - esta tónica prolongar-se-ia pelos trabalhos em torno da correspondência erótica entre James Joyce e Nora.O interesse por Casanova era patente desde muito cedo (existem duas pinturas de 1989 em que Sarmento incluiu um autorretrato em silhueta que mimetiza um famoso retrato de Casanova), liga-se à importância da memória, omnipresente no seu percurso. Ao contrário das grandes figuras do imaginário libertino do Século XVIII, como o D. Giovanni criado por Lorenzo da Ponte, que possui um criado, Leporello, anotador das suas conquistas, a figura do grande cronista do século XVIII é construída a partir das suas memórias, narradas em - Histoire de ma Vie. Esta construção biográfica, ficcional e mnemónica constitui um traço central na obra de Julião Sarmento, que utilizou sistematicamente imagens recorrentes (quase signos visuais, como a mão com dedos amputados, as imagens de plantas ou fragmentos dúbios de corpos), estendendo-se desde as obras pictóricas expressionistas da década de 1980, passando pelas pinturas brancas até aos trabalhos tardios.Em - Num estilo conforme à etiqueta (citação da - Histoire de ma Vie), duas figuras femininas, frente a frente, estão conectadas por um gesto, um toque de uma mão no peito. Situação pensada e testada (há 3 desenhos preparatórios, do mesmo ano, para esta pintura) introduz o tema do - Doppelganger, também recorrente no seu trabalho (sobretudo a partir da série - Laura and Alice, de 1994), para além de uma figuração de um gesto, dois dedos que seguram um pequeno elemento, também presente em vários desenhos do mesmo período.No período das chamadas “pinturas brancas”, a série - Casanova ocupa, portanto, um lugar de referência fundamental num momento particularmente produtivo do trabalho de Julião Sarmento. Delfim Sardo

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